MUDA DE PENAS - 1° PARTE

A PRIMEIRA ACONTECE, APROXIMADAMENTE, AOS 35 DIAS DE VIDA, QUANDO TROCAM ALGUMAS PENUGENS COM QUE NASCERAM. QUANDO ATINGEM A IDADE DE 4 OU 5 MESES, FAZEM REALMENTE A PRIMEIRA MUDA DE PENAS, DESTA VEZ COMPLETA.

DEPOIS DESSA TROCA, A MUDA SE TORNA ANUAL, GERALMENTE ÀS VEZES LEVANDO ATÉ 80 DIAS PARA SE COMPLETAR.. DURANTE ESSE PERÍODO O PASSARO PARA DE CANTAR, OU DIMUNUI A QUANTIDADE DE CANTOS QUE NORMALMENTE CANTA.

HÁ CRIADORES QUE DIZEM QUE A DURAÇÃO DE UMA MUDA COMPLETA É DE 6 MESES, PORÉM CADA CASO É UM CASO. OU SEJA, CADA PÁSSARO TEM SUA ÉPOCA DE FAZER A MUDA ANUAL DE PENAS, SENDO A MAIS COMUM E MELHOR, A QUE SE INICIA ENTRE FEVEREIRO E ABRIL.
DESTA FORMA NA 2° QUINZENA DE AGOSTO, OS PÁSSAROS PROVAVELMENTE JÁ ESTARÃO FOGOSOS PARA TOR
NEIOS E REPRODUÇÃO.

ESTE É UM PERIODO IMPORTANTE, ONDE SÃO PREPARADOS OS FUTUROS CAMPEÕES OU AS FÊMEAS PARA REPRODUÇÃO, QUANDO DEVEMOS FORTALECE-LOS ATRAVÉS DOS PRODUTOS FACILMENTE ENCONTRADOS EM PET SHOP OU EM FARMÁCIAS.





A FASE DAS TROCAS DAS PENAS É BASTANTE DESGASTANTE, POIS NO LUGAR DAS PENAS QUE ESTÃO CAINDO, SURGEM AS NOVAS, RECONSTRUIDAS PELO ORGANISMO DO PÁSSARO, À BASE DE PROTEINAS.
POR ISSO REQUEREM UMA ALIMENTAÇÃO BASTANTE VARIADA, RICA, DE BOA QUALIDADE E SUPLEMENTOS VITAMINICOS, VISANDO REPOR NÃO SOMENTE A ENERGIA GASTA, MAS TB AS PROTE
ÍNAS.

NÃO DEIXAR EM HIPÓTESE ALGUMA, O PASSARO FICAR EXPOSTO A CORRENTES DE VENTOS, NÃO SÓ DURANTE A MUDA DE PENAS, COMO EM QUALQUER OUTRA SITUAÇAO. A MUDA PODE ENCLUAR E, SE ISTO OCORRER, E NÃO FOR SANADO, COM CERTEZA, NAQUELE ANO, SEU PÁSSARO NÃO RENDERÁ OS 100% QUE ELE NORMALMENTE ATINGE.
OU SEJA, ELE NÃO SERÁ O QUE
É NORMALMENTE. SÓ VOLTARÁ APÓS A PRÓXIMA MUDA DE PENAS.

NO CASO DA MUDA ENCRUAR, AMASSE CARVÃO E CU
BRA O FUNDO DA GAIOLA, ATÉ QUE AS PENAS COMECEM A CAIR. CONCOMITAMENTE, CONVÉM MINISTRAR COMPLEXOS VITAMINICOS.

PARA OS CASOS DE SITUAÇÕES DE DESAFIO E CONDIÇÕES DE STRESS QUE PODEM OCORRER NA MUDA, TAIS COMO "PEITO SECO" (MYCOPLASMOSE, COCCIDIOSE), DIARRÉIA DA MUDA
, ANEMIA, MUDA "ENCRUADA", MUDA FRANCESA, PERMANÊNCIA EM VOADEIRAS, TRANSPORTES E VACINAÇÕES, O MEDICAMENTO NALyt H (DA ANGERCAL) É BASTANTE EFICAZ. PARA AJUDAR UM PÁSSARO A ENTRAR EM MUDA, ALGUNS CRIADORES MINISTRAM 4 GOTAS DE NORIPURUM (VENDIDO EM FARMÁCIAS) DURANTE 10 DIAS. (COMPROVADO).

O PRODUTO MACROMIX( TAMBÉM DA ANGERCAL), É MUITO EFICIENTE E IMPORTANTE, POIS CONTÉM
MINERAIS PARA SEREM USADOS O ANO TODO COM AS DOSES ESPECÍFICAS PARA MUDA DE PENAS, MANUTENÇÃO E REPRODUÇÃO, FORNECENDO CÁLCIO E FÓSFOROS PARA FORMAÇÃO DOS OSSOS E DA CASCA DOS OVOS, MELHORANDO A CONTRATAÇÃO UTERINA NAS FÊMEAS EM POSTURA.

O HIDROVIT E O OROSOL TAMBÉM SÃO ACEITOS E INDICADOS, PRINCIPALMENTE POR AUXILIAR AS HIPOVITAMINOSES, STRESS, ANEMIAS, DESNUTRIÇÃO E MELHORA DE POSTURA.

OS CURIÓS SÃO MUITO FOGOSOS E NÃO GOSTAM DE PERDER SEUS TERRITÓRIOS, E POR ISSO, AS VEZES NÃO INICIAM A MUDA DE PENAS.
UMA MANEIRA DE INDUZIR ELE A TROCA DE PENAS É RETIRÁ-LO DO SEU TERRITORIO, LEVANDO-O PARA UM LOCAL Q
UE ELE NÃO CONHEÇA E QUE NÃO TENHA OUTRO CURIÓ CANTANDO. POR EXEMPLO: CASA DE UM PARENTE, AMIGO, FAMILIAR (QUE SEJA DE CONFIANÇA).

AGORA SE O PÁSSARO FAZ MUDAS CONSTANTES, AS CAUSAS PODEM SER VÁRIAS, PORÉM OS DOIS MOTIVOS PRINCIPAIS SÃO O EXCESSO DE VITAMINA A E O ESTRESSE ALIMENTAR, POIS OS CURIÓS ESTÃO SELECIONANDO CADA VEZ MAIS SUA ALIMENTAÇÃO, E SENÃO HOUVER ALIMENTO VARIADO A VONTADE, ELES PODEM DEIXAR DE COMER A QUANTIDADE DE COMIDA IDEAL. ISSO LEVA O CURIÓ AO ENFRAQUECIMENTO, ENTRANDO ENTÃO EM MUDA NOVAMENTE.

0 comentários:

Copyright © 2008 - Criadouro Mackouro - is proudly powered by Blogger
Blogger Template